Wednesday 11 May 2011

TUDO SE RECICLA

Da coleção de revistas alemã sobre design religioso de uma amiga retirei prédios contemporâneos must see para ir checar.
Estando em Aachen, Alemanha, no fim-de-semana passado, fui visitar um deles.
A igreja Saint-Josef foi construída no século 19. Nos últimos tempos, o declínio significativo do número de paroquianos ocasionou um imenso vazio na nave da igreja durante os restritos horários de culto.
Transformaram então 2/3 do interior da igreja em ... cemitério! (Como costumava ser com grande parte das igrejas na Europa Setentrional até a invasão de Napoleão, que proibiu este hábito, na época extremamente insalubre.) Neste caso, um cemitério de urnas com cinzas de pessoas cremadas.


O resultado é espetacular. Um ambiente de solenidade indescritível.
A restrita palheta de materiais inspira serenidade e harmonia: cascalho cinza, concreto aparente, aço enferrujado, vitrais em cinzas e poucos azuis, cubos de granitos locais contendo as cinzas.
Um monumental candelabro (20m de comprimento) em plástico branco translúcido paira como um zeppelin no centro da nave. Na longitude total do corpo da igreja, corre um fio de água à Alhambra granadina.

Totens de concreto funcionam iconicamente como receptáculos dos receptáculos, uma estrutura rigorosa e modulada.

No comments:

Post a Comment