Tuesday 22 May 2012

back werk (C)

Poucos detalhes de minha vida austríaca ensejavam mais jogo de poder (para não dizer discriminação ou racismo), do que uma visita às padarias vienenses.

Ora, no Brasil basicamente tem-se um só tipo de massa de pão, em que formato ou tamanho o produzam. Com muita sorte, no máximo uns poucos tipos diferentes.
Nas tradicionais padarias austríacas, os tipos de massa chegam a 15. Acrescentando formas e tamanhos diversos, garantidamente jamais se encontra numa padaria menos do que 50 possibilidades.

Realmente não há como se saber o nome exato do pão - que muitas vezes ainda é uma exclusividade da padaria. Há que se confiar nas plaquinhas que indicam nome e preço na frente de cada tipo.
Eu chegava na padaria e pedia:
- Por favor, um ... Laugenstriezel - apontando para o pão desejado.
Invariavelmente ouvia como resposta da padeira, numa vozinha aguda e cantada, como que a destratar o cliente:
- Aaaah, este não é um Laugenztriezel! É um ... Mehrkornkränzerl.
Era como se ela apertasse um botão, abrisse um alçapão sob meus pés e eu caísse no fogo do inferno. Às vezes eu respondia:
- Por que a senhora não coloca o nome certo junto ao pão certo? - mas na maioria das vezes nem me dava ao trabalho...
Todos se odiavam: ela cuspia no pão, eu cuspia no dinheiro, dávamo-nos um Danke schön, auf Wiedersehen mais para insultar do que outra coisa qualquer, eu me retirava indignado, ela seguia recalcada.
Com frequência eu comprava o menos-bom pão da prateleira do supermercado, para não ter que lidar com a padaria...

- hiato de 10 anos –

Há alguns anos, passeando por alguma cidade alemã, vejo num calçadão comercial uma nova loja, muito simples e funcional, chamada Back Werk - o que eu traduziria por “Trabalho Panual”. Entro para olhar.
UMA PADARIA SELF-SERVICE! O FIM DA DITADURA!
A gente entra, pega uma bandejinha e a cobre com guardanapo descartável, passa pelas estantes e vai pegando o que quer. Paga-se no caixa, e na saída uma estante oferece sacos e espaço para se empacotar.
Desnecessário dizer, em uma economia de bem-estar social, a diminuição de mão-de-obra baixa brutalmente o preço da mercadoria. Na rede Back Werk (descubro mais tarde, há pela Alemanha inteira!), os mesmo pães custam menos da metade das outras padarias. O principal: não tendo que se submeter a jogos de poder!


Outro dia, sei lá por quê, eu visitava o website da firma. De repente, clico em Filiais Internacionais e descubro que ... há uma em Amsterdam! Não há concorrência possível: o pão holandês é ótimo, mas o deles é ainda melhor. Mesmo em se tratando de uma zona remota e de classe média baixíssima, lá vou correndo.
E desde então habituei-me a bicicletear, a cada 2 ou 3 semanas, os 14km de ida e volta à nossa filial, o que além de tudo já ajuda a consumir os carboidratos.

1 comment:

  1. Guilherme
    Sabe o que você deveria ter feito? No teu lugar, eu teria entrado de novo na padaria da chata. Já imaginei a cena: com ar indeciso, demorando na escolha, aponto para aquele pão enroscado. Após pedir dois dele, mostro o pão negro. Cinco deles! E o com gergelim por cima, três deles. A frau colocando tudo numa sacola. Hesitando mais um pouco aponto o pão com nozes, dois dele, o com uvas passas, seis deles. Peço uma dezenas dos mais variados. Depois disso, eu falo: Nossa! Esqueci! Estou de dieta, não vou comprar nada! Ao sair da padaria, escuto os berros da mulher enfurecida! Viro-me e dou um dedo! :-)

    ReplyDelete