Tuesday 3 November 2009

PIONEIRO

Os recordes do livro Guiness evoluem constantemente. Há anos atrás, eu frequentava em Viena (Áustria) o Erika, então o mais antigo cinema existente. De repente o Erika sucumbiu à especulação imobiliária, e nunca mais ouví registros do recorde este.
Até dar com os costados em Szczeczin, no norte da Polônia, um enrola-línguas danado para os latinos. Os alemães chamam-na até hoje de Stettin, como nos tempos do Império, quando era um importante porto alemão.
Lendo um despretencioso guiazinho da cidade, descobrimos o novo “cinema mais antigo da Terra ainda em funcionamento”, o Pionier daqui. Lá fomos, na sessão das 20h, assistir sei-lá-o-quê, visto que davam o título em polonês.
A entrada no térreo de um prédio residencial normal conduz até a caixa, ao fundo. Acostumada a desdobrar-se com turistas (e quantas coisas pode desejar uma pessoa que chega na caixa do cinema e estende dinheiro?), a moça vende-nos dois ingressos e descemos ao sub-solo, onde sentamos numa apertada salinha com mesas e um balcão de bar, sobre o qual está o grande projetor. Mal temos tempo de pedir bebidas, apagam e luz e começa o filme francês. O trac-trac-trac do projetor acrescenta certa nostalgia è experiência, é como se andar em maria-fumaça. O filme tem intervalo, no qual vou dar uma olhada nas paredes cobertas de fotos, mostrando entre outros a veterana atriz francesa Jeanne Moreau em visita de reverência à instituição.

Impagável é o fato de, em todos os canais de TV poloneses, filmes e programas estrangeiros serem dublados invariavelmente PELA MESMA VOZ MASCULINA, o que torna certas cenas, em especial com várias vozes femininas, absolutamente hilariantes!

1 comment:

  1. Ah ! Guilherme ! como eu daria tudo para fazer uma viagem contigo e mergulhar nesses lugares pitorescos que você tão deliciosament retrata ! Deve ter sido uma experiencia impar. Lembro-me ter ido contigo tomar um drink num cinema MUITO antigo de Amsterdam. Adoro a tua companhia. Beijos carinhosos !

    ReplyDelete