Tuesday 16 February 2010

CINEMA ILIMITADO

No início de 2009, a poderosa cadeia francesa de cinemas Pathé instituiu em Amsterdam uma promoção para acabar com a já-agonizante concorrência: um Passe Ilimitado, com o qual pode-se frequentar as 35 salas da rede na cidade, sem restrições. Pela internet carrega-se uma foto, preenche-se um pequeno formulário, e “assina-se” um contrato anual que autoriza o débito em conta bancária de 17,50 Euros por mês. Em alguns dias recebe-se pelo correio a carteirinha intransferível.
Quase entrei na onda, se não tivesse tido mêdo de que nunca mais sairia do cinema, e se a Pathé mostrasse menos filmes comerciais e mais artísticos.
Levou um ano para que a concorrência, 8 pequenos cinemas independentes, se unissem e lançassem o mesmo passe, válido para todos eles.
Obviamente desta vez corrí e fiz o passe, e estou me danando se nunca mais sair do cinema...

A promoção pode ter sido inspirada no Museumjaarkaart (“passe anual de museus”), existente na Holanda desde 1981. Cada um de seus 200.000 possuidores faz uma carterinha uma vez por ano – renova-se automaticamente por débito bancário – e com ela entramos nos mais de 450 museus do país inteiro, muito raramente pagando um pequeno complemento quando se trata de uma exposição especial.
Vocês não achavam que a gente pagava os mesmo 20 euros que os turistas para entrar em museu, achavam?!

(foto: o cinema mais lindo do globo, o Pathé Tuschinski de Amsterdam)

No comments:

Post a Comment