Thursday 18 February 2010

ASSUNTO DE VIDA OU MORTE

Acabo de receber de uma amiga holandesa, por email, uma petição que certamente receberá milhares de assinaturas e irá para a Câmara Federal. Vem de um grupo chamado Livre Arbítrio e prevê que “pessoas de idade que considerem sua vida terminada possam colocar um fim legal a ela”.
Assinei e mandei adiante, vamos ver no quê vai dar. Entretanto, em minha opinião, é algo muito diferente de nossa corrente Eutanásia. (A partir de aqui, arrepiam-se os católicos...)
A Constituição holandesa permite desde 2002 que “pessoas que sofram de um mal irreversível e doloroso” tenham seu caso verificado por uma comissão e abreviem seu sofrimento através de uma injeção letal, administrada por médico. Porém, até aí, a condição desses indivíduos beneficiados pela lei é precária, realmente não vale mais a pena prolongá-la. O que difere muito de alguém que simplesmente decide colocar um fim à própria vida. Além do quê, quem são as “pessoas de idade”? Tenho 48 anos – me enquadro?!

2 comments:

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  2. Aqui no Brasil há uma ação do Ministério Público contra uma Resolução do Conselho Federal de Medicina que permite a ortotanásia. Em tese, já é permitida pelo CFM, mas os promotores, com sua ação, deixam todos os médicos com medo de realizarem o procedimento. Logo, ninguém faz. Oficialmente.

    ReplyDelete