Friday 6 November 2009

FÉ CATÓLICA

As igrejas polonesas, além de determinarem um novo padrão de luxo em matéria de interiores, encontram-se sempre abarrotadas de fiéis, e quase sempre em missa, o que dificulta a visita turística.
Ao luxo, a gente se acostuma. Afinal, eles têm séculos de fé catolica, agravados pela repressão comunista à religião, o que só os assanhou ainda mais, contribuindo violentamente para a prosperidade da instituição.
Entretanto, à lotação das igrejas, nada consegue me habituar. À fé pura, de jovens ou velhos, de ambos os sexos, de condições econômicas diversas. Dia e noite, inverno ou verão, chova ou faça sol, dentro de uma igreja não se está jamais sozinho. Não consigo conter os acessos de riso, ao ver as longas filas para confissão. Putinhas. Rappers. Tesões para todo o gosto. Mais jovens do que velhos! Aqui a religião não é coisa só para as velhinhas. Aliás, essas passam até despercebidas, em meio à massa.

Sempre me impressionou a atitude tipicamente católica de humildade em prostração, o que batizei de “mendigo chileno” (que obtêm até os dentes de ouro da boca da gente, tal a piedade que inspiram). Os poloneses são mais ainda mais profundos do que isso: os pedintes retorcidos e balbuciantes às portas de igreja lembram verdadeiros atos medievais de fé. (Eu não devia ter tido escrúpulos de fotografar um, mas com a massa testemunhando, simplesmente não pude.)

3 comments:

  1. Ah, ah,aha,ah.... já imagino a cena inteira!
    bjs, adorei!

    ReplyDelete
  2. Continua o blog Guilherme. Adoro ler. Bjus

    ReplyDelete
  3. Continua o blog Guilherme. Adoro ler. Bjus

    ReplyDelete